16 Junho 2016

Para tratar tumores e doenças desse tipo, existem procedimentos e tratamentos específicos que devem ser conduzidos por alguém realmente entendido do assunto. Esse profissional, responsável por cirurgias para retirada de tumores e quimioterapias para os animais, é um veterinário com especialização em oncologia.

O que é a oncologia?

É a área medicina  responsável por estudar e tratar os vários tipos de câncer e tumores.

Oncologia é o estudo e tratamento do câncer; a oncologia veterinária é o estudo etratamento do câncer em cães, gatos, furões, pássaros e outros animais exóticos e domésticos, bem como grandes animais, como cavalos e bovinos.

O estudo oncológico permite diagnosticar o tipo de câncer, avaliar tumores e então definir a melhor linha de tratamento, que pode combinar cirurgia, quimioterapia, radioterapia e até a imunoterapia.

 

Publicidade

A oncologia veterinária vem conquistado cada vez mais profissionais, pois, infelizmente, o câncer é a principal causa de morte em cães e gatos. Antes era tratado com o procedimento humano por veterinários clínicos gerais mas, com a expansão do mercado pet, surgiu a necessidade de ampliar os cuidados com os animais de estimação.

Hoje, os pets contam com laboratórios e hospitais específicos, bem como protocolos de tratamento para cada caso e cada espécie. Isso fez com que mais casos alcançassem a cura e aumentou a qualidade de vida dos pets, além de chamar a atenção para essa doença, o que gera mais pesquisas na área e torna a prevenção mais eficaz.

Como se forma um Oncologista Veterinário?

Após a faculdade, existem cursos de especialização como pós-graduação em oncologia.

Assim como um médico oncologista deve terminar a faculdade de medicina, fazer residência e então mais alguns anos de especialização, dependendo da área, também deve o médico veterinário seguir os mesmos passos. 

As especializações veterinárias funcionam como pós-graduações, e podem ser feitas em várias universidades.

O oncologista veterinário estará apto a tratar de seus pacientes após concluir todas as etapas do curso de especialização. Entre essas etapas, a residência de especialização e também um teste que o qualifica como profissional de oncologia. Logo, além de seu CMV, ele terá um segundo certificado de médico veterinário oncologista. 

Quando é necessário um Médico Veterinário Oncologista?

Muitas vezes, trabalham em conjunto com o seu veterinário de confiança, em outros casos, é necessário que assumam o paciente para si.

Assim como em humanos, um animal de estimação com câncer precisa da ajuda de um oncologista para diagnosticar o tipo de câncer, quão agressivo ele é e, então, tratar a doença.

Oncologistas veterinários vão determinar o curso mais adequado para a cura e coordenar um programa específico de tratamento para cada tipo de animal com câncer. 

É comum que os donos se sintam mais seguros mantendo o veterinário de confiança por perto, e em vários casos, o conhecimento deste não é suficiente para lidar com a doença. E, por isso, os oncologistas veterinários frequentemente servem como consultores, para assegurar que seus pacientes recebam o melhor tratamento possível.

Embora, em alguns casos, o veterinário seja capaz de simplesmente consultar o oncologista veterinário sobre o diagnóstico e melhor tratamento, em outros, torna-se necessário encaminhar o animal para consultas e tratamentos mais avançados, diretamente com o especialista.

Oncologistas também podem ter acesso a ferramentas especializadas de diagnóstico, que um médico veterinário clínico geral geralmente não tem. Eles também estão aptos a usar uma série de equipamentos mais seguros e avançados para elaboração de tratamentos e administração de quimioterapia, reduzindo os riscos existentes.

O que fazer se seu animal de estimação tiver câncer?

Seu veterinário, se necessário,  lhe indicará um bom oncologista veterinário.

 

O câncer está se tornando mais comum em animais de estimação porque os avanços na saúde preventiva resultaram em uma maior longevidade dos pets.

O ponto mais importante a perceber sobre esta terrível doença é que, assim como nas pessoas, muitas formas de câncer podem ser facilmente tratadas, e até mesmo eliminadas. A detecção precoce e o atendimento especializado estão levando ao aumento das taxas de cura em quase todos os tipos de câncer que afetam os animais de estimação.

Cirurgias, quimioterapia, radioterapia, veterinários especialistas em câncer podem oferecer ao seu animal de estimação as opções mais recentes de diagnóstico e tratamento e a melhor chance de sobrevivência. Com o diagnóstico correto e o tratamento ideal, o câncer, em muitos casos, torna-se uma doença tratável. 

Se o seu animal de estimação é diagnosticado com câncer, é importante não se desesperar, converse com o seu veterinário de confiança, peça a indicação de um profissional especializado em oncologia, para que ambos trabalhem em conjunto. Com certeza seu bichinho terá acesso aos melhores cuidados e ficará bem!

Cuidados específicos para cada problema

Com a expansão do mercado pet e os incríveis avanços na medicina veterinária, ospets ganharam em qualidade de vida, e hoje são muito maiores as chances de sobreviverem a doenças que antes eram fatais. 

E para saber um pouco mais sobre a Oncologia Veterinária, assista ao vídeo:

www.youtube.com/watch?v=VAQSEwxH9YM

(Oncologia Veterinária - Câncer em animais - YouTube)

Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.

Fonte :http://www.bolsademulher.com/pet/existe-oncologista-especializado-em-animais

 


Voltar